notícias

Cana-de-açúcar deve ter crescimento de 3,5% na produção e se aproximar de recorde

10/03/2021

Uma coisa todo mundo concorda: A cada início de safra torcemos e trabalhamos para que o resultado seja o mais positivo possível! E de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, a recompensa pelo árduo e dedicado trabalho está sendo conquistada.

Em uma matéria publicada no Canal Rural, é apontado que a safra 2020/21 de cana-de-açúcar deverá ser 3,5% maior que a anterior e poderá atingir 665,105 milhões de toneladas. Os dados são do terceiro levantamento anual realizado pela Conab, que também destacou como será distribuída a matéria-prima: 53,8% na produção de 29,8 bilhões de litros de biocombustível e 41,8 milhões de toneladas na produção do açúcar.

O cenário internacional também é positivo quando o assunto é açúcar. Foram exportadas cerca de 23,7 milhões de toneladas entre os meses de abril e novembro, alcançando o volume de 79,2% maior do que o ano de 2019 e 25% a mais que a safra anterior. Porém, a situação muda um pouco ao falar sobre o etanol, pois a importação caiu 65,1% diante da desvalorização do real frente ao dólar e o baixo consumo interno causado pela pandemia do covid-19, além de existir um possível aumento do etanol de milho, onde a produção deverá crescer 80,3%.

Quanto às regiões produtoras, os dados foram mais generosos com o sudeste – considerada a principal região produtora do Brasil -, tendo um crescimento de 5,2% na produção e resultando em 436,4 milhões de toneladas, e o nordeste, com uma alta de 3,6% na oferta, conquistando 50,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. As regiões centro-oeste, sul e norte terão como possíveis resultados uma queda de 0,5% (139,8 milhões de toneladas) e 22,7% ( 34,5 milhões de toneladas) e aumento de 2,2% (3,6 milhões de toneladas), respectivamente.

E para a próxima safra, como você acha que serão os resultados diante dos atuais acontecimentos da pandemia? Conte sua opinião no post referente a esse artigo.

Fonte: Canal Rural e Conab